quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Estagiário ou Estagiotário?

A partir do momento que demonstramos interesse por uma determinada profissão, já nos é deixado claro a importância do período de estágio em uma organização.

Em muitos cursos esta atividade extracurricular é até obrigatória. Salvo alguns casos, mas em muitos outros presenciamos ou ouvimos dizer que a maior parte das tarefas desenvolvidas pelo estudante, não diz respeito as suas ambições de futuro profissional.

Organizar arquivos, arrumar planilhas de Excel, e até mesmo servir cafezinhos creio que não prepararão uma pessoa para o mercado de trabalho. A falta de benefícios, as baixas remunerações, a ausência de vínculo empregatício só prova que muitas organizações se aproveitam de um clã interessado em apreender para obter mão de obra, muitas vezes, qualificada e barata.

Não sei ao certo até que ponto nós como Universitários somos responsáveis por isso. Infelizmente mais uma vez fomos obrigados a nos acostumar com uma condição injusta, para quem sabe sermos aceitos em uma sociedade que a cada dia causa sua própria destruição e desmoralização.


Recomendo o álbum “A Vida de estagiário” de Allan Sieber. Por meio de tiras, que fazem muito sucesso na Folha de S. Paulo, ele reforça alguns pontos que levantei, e relata casos reais que ilustram o sofrimento atual de muitos estagiários do Brasil inteiro.

5 comentários:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog. Ele é muito bom.

Parabéns!

Um abraço

Neto Verneque disse...

olha tem o dialeto escraviário tbm
mas nem sempre é assim
eu por exemplo no meu extágio, fiz mta planilha d veículo, fechamento de malote e trazer galões d'água no começo, hoje eu me garanto e faço mto bem o meu servico publicitário na empresa e tal ^^
é bom pra aprender sim, vc aprende como é a vida real, q não é só viver d criar e sim d pagar contas, carregar cimento e descer e subir escadas quando necessário
ps: estudo com a tua irmã :P
dsculpa a intromissão teo intrometida assim :P

Neto Verneque disse...

é isso é
tem uns q abusam msm :P
ashusahusa

e ouviu falar bem ou mal de minha pessoa??? :P

Neto Verneque disse...

ta linkada ;)
e prazer em conhecer :P

Michele Matos disse...

Mas o exército é bem pior do estágio...eu não vou deixar meu filho ir para o exército...nao nao...